No último ano Jon Foreman foi um dos artistas mais comentados no meio cristão, álbuns lançamentos que solidificaram a carreira de um cantor e escritor determinado a fazer músicas de qualidades. Assim, já que ele ainda não explicou como arruma tempo para se dedicar ao Switchfoot e sua carreira solo, ele resolveu ainda formar nova parceria e lançar novo disco com o guitarrista Nickel Creek's, pouco conhecido, mas com grande desenvoltura no seu trabalho.
Seu companheiro também não deixa a desejar, um cara que o completou e foi capaz de se destacar. Consequentemente, Fiction Family formada não às pressas, mas desenvolvida e desejada nos sonhos de seus integrantes lança um disco homônimo concentrado em batidas conhecidas e letras poéticas.
Centralizado em toques de violão todas as trilhas são desenvolvidas harmoniosamente, assim, Fiction Family foi capaz de se diferenciar e não ser repetitivo. Fans de Jack Johnson, Coldplay e Jason Mraz, perceberão que se seus artistas preferidos continuarem repetir formulas e não aperfeiçoar o que fazem os deixaram em um patamar abaixo de Fiction Family.
Havia duvidas se o grupo seria capaz de acrescentar algo a música cristã, apesar de suas letras não serem diretas, contudo, sua mensagem foi transmitida e focada a evangelizar. Neste sentido, Fiction Family abre o ano de 2009 com um disco que será lembrado por muitos anos, pela genialidade de um artista e compositor acompanhado por pessoas capacitadas e focadas em produzir bons trabalhos.