terça-feira, fevereiro 22, 2011

Pr. Mark Foreman - Texto #1

A partir de hoje iniciaremos uma série de postagens
com textos do pastor Mark Foreman,
o pai do Tim e do Jon.
Ele também escreve canções,
(talvez tenha sido daí que a aptidão de escrever belas
músicas do Jon surgiu) e também gosta de surfar
(o que o Tim faz muito bem).
Conheceremos então a partir de hoje
mais sobre esse homem que tem muito a dizer
e pensamentos incríveis para compartilhar.

Texto #1:

The Problem With Sleep

O sono é muito superestimado. É um provocador. Ele engole 1/3 de cada dia. 30% das nossas vidas. Se vivermos até os noventa, teremos passado 30 anos dormindo. Que desperdício! Ou assim pensava eu. Em algum lugar do mundo havia uma festa rolando e eu estava perdendo isso, dormindo no meu travesseiro.
Na faculdade, decidi-me afastar-me deste monstro. Toda semana eu me permiti menos 15 minutos de sono. Eu dormia menos de seis horas por noite e isso se encaminhou para quatro. Eu tinha lido em algum lugar que as pessoas como Benjamin Franklin só precisavam de quatro horas. Enquanto todas as pessoas estavam perdendo a vida desligadas, eu seria vibrantemente vivo!
Agora a investigação está dentro. Como criaturas que realmente necessitam de dormir. É onde vamos renovar, recarregar baterias e restaurar a nossa mente e corpo. Na verdade, oito a nove horas é recomendado para uma vida mais longa e saudável.
Se a ciência está certa, a pessoa que não dorme vai viver uma vida mais curta, e uma vida menos vibrante. (A pessoa com distúrbio do sono, por favor desconsidere este artigo. Sua raiva e frustração se justifica. A pessoa com prazos finais, ou que está em guerra no Afeganistão, por favor desconsidere por enquanto). Estou escrevendo para aqueles de nós no centro da curva do sino.
Salmo 127:2 era meu inimigo na faculdade: Será inútil levantar cedo, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá Ele aos seus amados o sono.
Deus concede o sono! Ele está trabalhando em meu nome enquanto eu durmo. E é inútil ou vazio me empurrar aos limites da minha mortalidade e viver como se eu não precisasse dormir. Eu sou uma criatura, não o Criador.
Dormir ou não dormir é, portanto, não apenas uma questão biológica, mas uma questão espiritual. É uma metáfora inevitável apontando para a nossa dependência em Deus. Isso exige a nossa fé em quem cuida de nós, em quem não dorme (Sl 121:4).
Essencialmente, o sono traz três questões à tona: a mortalidade (somos limitados), a nossa dependência em Deus e a fé. Fé, porque temos de confiar em quem está cuidando de nós quando não conseguimos cuidar de nós mesmos. Um terço de nossas vidas é um sermão sobre a nossa mortalidade, dependência e confiança.
Confiança é uma coisa difícil para aqueles de nós que cresceram em uma auto-suficiente e pragmática cultura, como Davy Crocket e Daniel Boone da América. Adoramos canções daquele tipo, "Eu fiz do meu jeito." Confiança parece irresponsável. Devemos fazê-lo nós mesmos.
Mas no final do dia vamos todos morrer. Como meus filhos cantam "Vamos todos embora!". Vamos ter de confiar em nosso legado aos nossos filhos, temos que confiar em nosso futuro nas mãos de um Deus amoroso. Por que não aprender a lição, enquanto estamos acordados, enquanto nós estamos vivendo?
Então durma. O sono é um ato de fé. A fé na graça. É a ação de uma criança que confia em um pai sábio, forte e benevolente. Não se sinta culpado. Você é chamado para isso, você precisa dele, e alguém está cuidando de você, enquanto você desesperadamente dorme. Boa noite.

[Boa Noite a todos! - Sérgio]

Nenhum comentário:

Postar um comentário